segunda-feira, 3 de maio de 2010

Resumo de Atividades de Programação

Inicialmente, ao me deparar com a matéria de programação, minha primeira impressão foi a de que seria algo exaustivo e complexo, principalmente devido a minha falta de paciência com computadores. Contudo, percebi que minhas expectativas não equivaliam à realidade, pois ao desenvolver as atividades propostas percebi que quando tratada com atenção a programação pode se tornar algo fácil. Então por meio deste depoimento eu busco evidenciar o que foi ensinado, e o que eu efetivamente aprendi.

A primeira atividade foi o GE1 (Guia de Estudo 1 – Introdução à Programação), no qual era proposto a aprendizagem do funcionamento de um programa, estrutura básica de um programa PascaL e, por fim, os comandos básicos da linguagem PascaL. Nesse guia de auto estudo não tive dificuldades em nenhuma atividade, e a que mais gostei de fazer foi o desafio do termômetro, devido à estrutura necessária para sua construção assim como a proximidade do objetivo do programa com minha área de estudo, que desde já evidencia um ponto em que a programação pode ser útil para a Física.

O GE2 (Guia de Estudo 2 – Programando seu computador) focou-se em algoritmos, a fim de entendermos a lógica utilizada para a programação de computadores. Assim como no GE1 não tive nenhuma dificuldade de compreensão.

No GE3 (Guia de Estudo 3 – Explorando o PascaL) foi apresentada a estrutura de repetição FOR propondo que desenvolvêssemos programas com base neste comando, e também a forma de declaração e tipos de variáveis da linguagem PascaL. Ao desenvolver não tive dificuldade nem afinidade por nenhuma atividade, mas achei interessante a proposta de executar programas, antes desenvolvidos com base em comandos singulares, a partir do comando FOR.

O GE4 até o presente momento foi o que mais gostei de trabalhar, e apresentou estruturas de condição que possibilitam uma nova gama de possibilidades para programação. A atividade que mais gostei de desenvolver foi o “Passo a Passo 5”, referente ao cálculo da nota final de um aluno, pois, eu enquanto um futuro educador, enxergo em programas como este uma alternativa para me ajudar no meu trabalho. A única atividade que tive dificuldade para desenvolver, e também a que menos gostei, foi o “Faça Você Mesmo 4”, mas após organizar corretamente o algoritmo consegui executá-la.

Em resumo, estou gostando do sistema de aula, e achando bastante interessante, pois apresenta a possibilidade de trabalhar os exercícios propostos em casa, o que deixa mais atenção para os que vão à aula para tirar dúvidas.

Willian P. Souza

Um comentário:

  1. Ei!! Passei por aquii.. obrigada por seus comentários! Faltou sua primeira figura! Abraços. Letícia.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário.